Pesquisar neste blog

24 de maio de 2016

Algumas Coisas a Saber Antes de Fazer Terapia

A Terapia Psicanalítica é algo fascinante, uma redescoberta de si durante uma tribulada, impactante e enriquecedora viagem interior. Há algumas coisas interessantes para aqueles que estão dispostos a ser Analisando e cabe aqui algumas informações interessantes:
Há varios tipos de Psicoterapia: são diversas as teorias e metodos, distintos ou semelhantes entre si e cada Terapeuta utiliza uma dessas ferramentas, existem Terapeutas comportamentais, cognitivo-comportamentais, existencialistas etc, eu sigo a Terapia Psicanalitica e me inspiro muito em Freud e Jung, as vezes classifico como Holistica pois introduzo metodos distintos para cada Analisando e lanço mão de outras ferramentas como a Hipnose. 
Cuidado, o Terapeuta não é médico: existem médicos psiquiatras por exemplo que são Psicanalistas mas o Terapeuta não é e não pode receitar medicações.
Terapeuta não á adivinho: fique a vontade e explique bem sua questão, quais situações estão afligindo e enriqueça de detalhes.
Terapeuta não é Resolvedor de Problemas: não espere por conselhos ou mesmo resoluções sobre decisões a serem tomadas. Durante a terapia Você será orientado a discernir as origens de seu sofrimento e as possíveis implicações de suas escolhas mas Você sempre será o responsável pelas decisões.
Terapia não é uma Conversinha: é um processo terapeutico estabelecido entre um Paciente Analisando e o Profissional Terapeuta Psicanalista, não é um simples bate-papo não devendo fazer das sessões como uma oportunidade para desabafar ou suprir a necessidade de papear. 
Imediatismo na Terapia: não espere mudanças rápidas, pode até acontecer mas não é comum, são tratados na terapia questões emocionais complexas que não são tratadas com medicações como os males fisicos, a terapia pode ter um tempo relativamente longo com mudanças gradativas mas seguras e objetivas. 
Não desistir da terapia: algumas vezes haverá momentos que parece que não funciona a terapia, que nada acontece fazendo assim aparecer a sensação de que é melhor abandonar o processo mas resista e persevere, converse sobre esta questão durante as sessões. O principal motor incentivador para a terapia é o vinculo entre o Terapeuta e o Paciente. Não se preocupe se durante algumas sessões nada acontecer pois a simples continuidade do processo é por si terapeutica.
Cada vez mais creio que na terapeutica a coisa maior é essa cumplicidade que se tem com o Paciente e também a extrema confiança depositada no Terapeuta onde além de atuar com ética e discrição deve também ter uma visão humana simultaneamente com a visão técnica, sendo assim uma Arte que ajuda muito a todos a trilhar os caminhos mais dificieis que a Vida impõe.
-----------------
Gostou? Duvidas? Espero seu contato: mmagoga@live.com ou whatsapp: 11 98522 25 60, procurarei responder o mais rápido possivel todas as questões. Realizo atendimento domiciliar. Grato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.