Pesquisar neste blog

22 de fevereiro de 2015

Porque Procurar um Psicanalista?


Inúmeros motivos e razões podem levar uma pessoa a procurar ajuda com a Psicanálise.

A Análise é um processo terapêutico importante e que traz benefícios ao analisando, para pessoa que se submete a analise terapêutica.

Todos passamos por períodos de estresse, dor, tristeza, luto e conflito, então quando você não se sente bem pode ser difícil se aperceber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema.

Cada um de nós lida distintamente com esses sofrimentos e muitas vezes sozinhos não encontramos os caminhos para elaborar ou falta motivação para resolvê-los, nessas ocasiões deve-se procurar um Psicanalista.

Durante a terapia, a relação entre o Analisando e o Psicanalista é motivada pela confiança e desejo mútuo de encontrar a solução, chamado em psicanálise como abreação, em miúdos, seria o entendimento, a elaboração, da questão com o alivio ou mesmo o desaparecimento de sintomas.

O principal fundador da Psicanálise, o Prof. Sigmund Freud, na época de sua criação, entendeu que estava diante de uma Ciência importante, a Terapia mais importante já criada em sua visão, utilizando instrumentos simples como a fala e a interpretação de sonhos entre outras ferramentas, consegue levar o analisando ao entendimento de suas neuroses.

Nesse fascinante processo da Psicanálise existem vários processos, mas destaco um interessante que é chamado de “neurose de transferência” são sentimentos que o analisando coloca sobre a figura do analista, suas expectativas ou receios quanto ao tratamento e com esses elementos o analista consegue auxiliar o seu cliente a livrar-se de sua problemática.

Mas infelizmente ainda há o estigma que é o preconceito de se submeter à analise e que na grande maioria dos casos não é nem por problemas relacionados à doenças mentais mas sim de questões de vida, autogerenciamento, estresse, fobias, a procura para aliviar e elaborar essas e outras questões importantes e saber lidar com tudo isso no futuro quando não estará mais realizando sessões de psicanálise.  São preconceitos enraizados em uma sociedade que preconiza outros assuntos que não deveriam ser importantes procrastinando os que deveriam ser.

Em qualquer momento de nossas vidas podemos e devemos procurar ajuda de um Psicanalista, mesmo quando cremos que não temos nenhum sofrimento ou neurose, não necessidade de ser ter um “problema” para se autoquestionar e viajar no autodescobrimento que a Terapia Psicanalítica nos proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Terei prazer em ouvir Você e solucionar alguma dúvida. Agradeço sua reflexão! Contatos e-mail: mmagoga@live.com ou Celular: 11 985 222 560.